sábado, 20 de junho de 2015

BOLO DE BANANA CARAMELIZADO

Receita do site Receita do Dia Por Isabella Moretti 

Receita de Bolo de Banana Caramelizado
O bolo de banana já é um velho conhecido dos brasileiros, afinal, estamos falando de uma iguaria feita com a fruta mais popular do nosso país. A versão caramelizada dessa receita leva uma deliciosa calda de açúcar e conta, ainda, com uma decoração com bananas maduras. O bolo fica macio e gostoso.

INGREDIENTES:

MASSA:
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos (separar gemas e claras)
1/2 xícara de leite
3 colheres (sopa) de margarina
1 e ½ xícara de açúcar

CALDA:
½ xícara de água
2 xícaras (chá) de açúcar
De 5 a 6 bananas maduras (nanica, de preferência)

MODO DE PREPARO:
1. Inicie a receita preparando a massa. No recipiente da batedeira, coloque o açúcar, a margarina e as gemas. Misture os ingredientes com uma colher e, em seguida, bata bem.

2. Acrescente o leite à massa e bata por mais alguns minutos.

3. O próximo passo é colocar a farinha de trigo, aos poucos, para não dificultar o trabalho da batedeira.

4. O preparo da massa do bolo não para por aí. Você deve juntar as claras em neve e, por último, o fermento em pó. Bata bem os ingredientes, até obter uma massa homogênea. Reserve.

5. Agora chegou a hora de fazer a calda. Coloque o açúcar e a água em uma panela, depois, leve esses ingredientes ao fogo médio. Mexa até obter uma consistência de caramelo. O ideal é deixar ferver a calda por 10 minutos.

6. Providencie uma assadeira retangular. Unte-a com a calda caramelizada, distribuindo a mistura uniformemente.

7. Corte as bananas no sentido comprido e distribua as fatias sobre a superfície com caramelo da assadeira. Corte as bananas em fatias compridas.
                           
8. Despeje a massa sobre as bananas fatiadas.

9. Leve o bolo para assar em forno médio (180 graus) por 30 minutos.

10. O último passo da receita consiste em desenformar. Enquanto o bolo ainda estiver morno, vire-o sobre um prato e dê leve batidinhas no fundo da assadeira.


IMPORTANTE: O bolo deve ser desenformado quase de morno pra quente, porque o caramelo endurece e gruda na forma. Para colocar banana nas laterais é necessário prática por que tem que ajeitar e tomar cuidado pode sair perfeito e pode escorregar aí ajeite.
Outra boa dica para ajudar a desenformar é usar papel manteiga para forrar a forma unte a forma forre para o papel grudar e unte o papel também para colocar a calda de caramelo.

 Você levará em média uma hora para concluir a receita e o rendimento é de aproximadamente 12 porções.

Fonte:
http://www.receitadodia.com/bolo-de-banana-caramelizado/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Caderno de Receitas! Se experimentar as receitas deixe sua opinião é muito importante pra mim e pra falar comigo mande e-mail para chefemarleneferreira@gmail.com! Obrigada!