domingo, 28 de junho de 2015

BROINHAS DE FUBÁ



Receita desenvolvida por Vanderleia Andrade do blog Receitas Culinárias

Para esta receita você vai precisar de:
30 gramas de fermento fresco ou 2 colheres (sopa) de fermento seco para pão
240 ml de leite morno
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
Meia xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de fubá
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
Erva doce a gosto (cerca de 1 colher de sopa)
1 colher (sobremesa) de óleo
Farinha e fubá para polvilhar

MODO DE PREPARO:
O segredo para essa receita dar certo é paciência. Você deve esperar o tempo de crescimento da massa.Ela precisa ser bem sovada, senão fica uma massa dura.Respeite as quantidades de farinha para que sua massa não fique pesada, seca e dura.Então vamos lá.
Dissolva o fermento no leite. Junte o açúcar, o sal, a margarina e os ovos.Misture bem.
Acrescente o fubá e bata bem com uma colher de pau ou fuet. Se preferir faça na batedeira, com o garfo de massa.Fica como uma polenta.
Acrescente então a farinha e a erva doce e passe a massa para a mesa. Neste momento você precisará dar uma boa surra na massa, rsrsrs, isso mesmo a massa ainda estará bem grudenta, aguente a tentação de acrescentar mais farinha.Raspe a mesa formando uma bola de massa e espalhe a colher de óleo sobre a mesa (ou pia).Levante a bola de massa até a altura da sua cabeça e com o movimento reto de cima para baixo jogue a massa na mesa.Faça isso várias vezes, você perceberá que a massa vai ficando mais leve e macia.Depois que repetir esse movimento várias vezes e perceber que a massa esta mais leve, espalhe pequenas quantidades de farinha sobre a mesa e amasse a massa sempre puxando as bordas para o centro.Repita esse movimento até que sua massa esteja bem lisinha.Acrescentando bem pouca farinha.
Espalhe fubá na mesa e gire a bola de massa nele. Coloque a massa envolvida em fubá em uma tigela e cubra com filme plástico para descansar.
Deixe a massa descansando por cera de 40 minutos à uma hora. Depende do clima que estiver em sua cidade.Ela deve crescer bem.
Depois de crescida, forme bolinhas de massa sempre puxando as bordas para o centro. Passe-as pelo fubá e coloque em assadeira levemente untada.
Cubra com um pano limpo e deixe crescer novamente por cerca de meia hora a 40 minutos.
Preaqueça o forno a 180ºC e leve as broinhas para assar até que estejam levemente coradas e assadas por dentro. Abra uma para verificar.Use sempre a grade do centro ou de cima do forno, nunca a de baixo.
O tempo de forno dependerá do tamanho das suas broas e do seu forno.
Obs: A farinha utilizada para polvilhar a mesa não deve exceder a quantidade de uma xícara de chá.   
Para conservar suas broas macias por mais tempo, assim que esfriarem completamente guarde-as em pote bem tampado.

  
Fonte: http://www.comeresocomecar.com/2015/06/broinhas-de-fuba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Caderno de Receitas! Se experimentar as receitas deixe sua opinião é muito importante pra mim e pra falar comigo mande e-mail para chefemarleneferreira@gmail.com! Obrigada!