quarta-feira, 24 de junho de 2015

SONHOS DA VOVÓ


Receita de Maria Thereza Weiss. Experimentadíssima eu fiz várias vezes, faço essa receita que fica divina desde os meus 17 anos! Não tem erro.

INGREDIENTES PARA A MASSA:
1 tablete de fermento para pão
1 xícara de leite (240 ml)
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
2 gemas (Reserve as claras para colar os sonhos)
1 ovo inteiro
1 colher de café rasa de sal
Farinha de trigo necessária
Gordura para fritar (eu gosto de fritar na gordura mesmo ainda hoje, rende mais e fica melhor).

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:
Goiabada ou marmelada. Geleia de damasco ou morango; qualquer sabor de geleia fica ótimo. Doce de leite etc..  Eu costumo fazer o creme de baunilha igual daqueles de padaria amarelinho.
Açúcar e canela para polvilhar

1 ETAPA – MASSA:
Dissolver o fermento com o açúcar e o leite morno; juntar a manteiga, o sal, as gemas e o ovo inteiro batidos. Misturar tudo muito bem e amassar juntando farinha de trigo aos poucos e em quantidade necessária para formar uma massa bem fofa, porém, que não pregue nas mãos. Amassar, sovar muito bem, por em uma vasilha e deixar descansar por, aproximadamente 2 horas (até dobrar de volume).
2 ETAPA:
Depois de a massa ter descansado tornar a amassar e abri-la em espessura regular, com o rolo, sobre mesa ligeiramente polvilhada com farinha de trigo. Cortar, com um cálice, copo ou cortador rodelas de massa no tamanho que desejar os sonhos (as sobras devem ser amassadas e abertas novamente). Por no centro da metade das rodelas o receio escolhido tipo um pedacinho ou a geleia. Cobrir cada rodela já recheada com outra rodela de massa, tendo-se o cuidado de passar nas bordas das mesmas um pouco de clara sem ser batida (reservada) ou de água para colar as metades dos sonhos. Basta apertar as bordas para que fiquem aderidas e bem pressionadas senão abrem na fritura. Arrume os sonhos em guardanapos ligeiramente polvilhados com farinha com farinha de trigo ou num recipiente polvilhado, cubra com papel filme ou guardanapo ou pano de prato e deixe descansar por mais 30 minutos até que cresçam mais e fiquem leves.

3 ETAPA – MANEIRA DE FRITAR:
Levar ao fogo uma panela média com bastante gordura para esquentar e derreter. Quando a gordura estiver bem quente deitar na mesma e aos poucos os sonhos. Diminuir o fogo e agitar cuidadosamente um pouco para que os sonhos fiquem fofos e cozidos por igual. Logo que estiverem bem crescidos aumente o fogo novamente para que dourem. Retire com escumadeira e coloque sobre papel de fritura ou peneira de metal para perder o excesso de gordura. Arrume em um prato adequado e polvilhe com açúcar e canela a gosto ainda quentes. Servir de preferência mornos.

NOTA: Eu polvilho cada um na mistura de açúcar e canela feita num vasilhame a parte e depois arrumo num prato bem bonito e se achar necessário eu ainda dou uma polvilhada de mais açúcar com canela por cima com auxílio de uma penei rinha de plástico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Caderno de Receitas! Se experimentar as receitas deixe sua opinião é muito importante pra mim e pra falar comigo mande e-mail para chefemarleneferreira@gmail.com! Obrigada!