quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ALMÔNDEGAS DE BERINJELA (VEGANA)



Postado em 04/ago/2015 ás 15.15h por Cybelle Veiga em Receitas Cybelle Veiga.

INGREDIENTES:
600 g de berinjela descascada e cortada em pedaços pequenos
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sobremesa) de alho picado
2 cebolas picadas
3 tomates sem pele e sem sementes
1 colher (sopa) de orégano
1/2 xícara de salsinha
1/2 xícara de cebolinha verde
1/2 xícara de aveia em flocos finos
1/2 xícara de farinha de arroz (creme de arroz)
1/2 xícara de farinha de trigo
Algumas folhinhas de manjericão
Sal e molho de pimenta a gosto
Farinha de trigo e farinha de rosca (temperada com orégano, gergelim e sal) para empanar.

PREPARO:
O primeiro passo é deixar de molho a berinjela descascada, em água e sal, por 1 hora. Aqueça o óleo, frite o alho e a cebola. Adicione o tomate e refogue um pouco. Acrescente a berinjela, mexa bem e depois coloque a salsinha, a cebolinha, o manjericão, o molho de pimenta e um pouquinho de sal. Leve ao processador por pouco tempo (até misturar tudo e virar uma massa). Volte para a panela, em fogo baixo, adicione as farinhas e a aveia. Mexa até ficar uma massa que dê para enrolar. Desligue o fogo e espere esfriar. Para modelar melhor, unte as mãos com um pingo de óleo. Molde as almôndegas, fazendo bolinhas e passando-as na farinha de trigo. Frite em um pouquinho de óleo e sirva quente.

DICAS: Pode ser congelada depois de frita. Nesse caso, quando for servir, deixe um pouquinho fora do freezer e coloque no forno para aquecer.
Com essa mesma massa, você também pode fazer hambúrgueres. Faça uma bolinha um pouco maior e modele no formato de hambúrguer. Depois passe na farinha de trigo e, em seguida, na farinha de rosca temperada. Coloque em uma forma untada com óleo, pincele um pouquinho de óleo por cima e asse em forno médio. Quando estiver bem firme, vire para que doure dos dois lados. Pode ser congelado também e não precisa ser assado antes.

NOTA : Preferimos a berinjela japonesa por ter menos sementes e a acharmos menos ácida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Caderno de Receitas! Se experimentar as receitas deixe sua opinião é muito importante pra mim e pra falar comigo mande e-mail para chefemarleneferreira@gmail.com! Obrigada!