terça-feira, 4 de agosto de 2015

ANTEPASTO DE BERINJELAS


                                Foto do site Receitas da Lili

Receita de Miria Azevedo de MIRIA Doces&salgados.

Eu uso:
5 cinco berinjelas médias e firmes e com a casca cortada ao meio no comprimento e em laminas de um dedo.
3 três cebolas grandes, cortadas em tiras (corte, ao meio
(no sentido do comprimento e corte em tiras não muitos finas).
3 três pimentões vermelhos em tiras não muito finas (médias)
2 dois pimentões verdes em tiras médias (é opcional; pois tem pessoas que não podem consumir).
5 cinco dentes de alho picados em laminas.
1 um copo de 250 ml de azeite de oliva.
1 um copo de 250 ml de vinagre branco (eu uso de maçã é menos ácido)
1 uma colher de sopa de sal..
1 um maço de cheiro verde (salsa e cebolinha, picadinhas).
Azeitonas a gosto
5 cinco tomates maduros, mas bem firmes.

Modo de Fazer
Primeiro tire os lados das berinjelas.
lave e corte ao meio e depois corte em tiras médias (espessura)
Vá colocando na água com sal para não escurecer.
Corte todos os ingredientes da forma explicada.
Escorra as berinjelas e lave novamente, para que não fiquem amargas.
Escora bem, e coloque em cima de um pano bem limpo e cubra com papel toalha para que fiquem bem secas.
Em uma assadeira grande, vá colocando em camadas de berinjelas, cebolas e o alho, pimentão vermelho e verde, tomates, azeitonas e cheiro verde. Enfim tudo em camadas.
Terminando, coloque o sal, polvilhando por cima. O azeite e o vinagre;
e com um garfo vá mexendo de leve, apenas para que os líquidos se misturem aos ingredientes em camadas.
Cubra com papel alumínio e leve ao for médio pré-aquecido, por uns 20 a 25 minutos. Decorrido esse tempo, abra o forno e verifique e se achar que tudo já está amolecido. Dê uma mexida levemente e prove o sal. Retire o papel alumínio e aumente o forno e deixe mais uns 5 a 10 minutos para dourar.  Vigie para que não seque.
Tem que ficar macio e com o molho que se forma. Prove e retire do forno.
Deixe esfriar e acondicione em uma vasilha de preferência de vidro. Com tampa.
Deixe em geladeira, fica mais gostoso a cada dia.
Se gostar adicione mais azeite. É a gosto.
Eu adoro! Pode ser consumida com torradas nas festas, no lanche. Muito bom.

Obs.: Eu faço também na panela em cima do fogão. Gasta menos gás, mas sempre seguindo a receita.
Espero que eu tenha ajudado. e que tenham entendido minhas explicações e bom apetite.
Beijos no coração! - Miria Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Caderno de Receitas! Se experimentar as receitas deixe sua opinião é muito importante pra mim e pra falar comigo mande e-mail para chefemarleneferreira@gmail.com! Obrigada!