quinta-feira, 16 de julho de 2015

BOLO DE CHOCOLATE FOFINHO DA CRIS TELES


Receita de Cris Teles no blog Cantando de Gallo da Rê Gallo 

Esta é a receita básica da Cris, que tem um truque especial, acrescentar uma caixinha de creme de leite à massa, para ela ficar fofinha e macia.


Bolo brigadeiro fofinho da Cris

O que usar:
 
- 4 claras;
- 4 gemas;
- 2 xíc. de açúcar;
- 4 col. (sopa) de margarina;
- 2 xíc. de farinha de trigo;
- 1 xíc. de chocolate em pó ou Nescau;
- 1 col. (chá) de fermento em pó;
- 1 caixa de creme de leite;
- granulado (opcional);

Para o brigadeiro:
 
- 1 lata de leite condensado;
- 1 col. de margarina;
- 2 col. de chocolate em pó;

Como fazer:

1Para começar, separe as claras e as gemas. E, primeiro, bata as claras na batedeira até elas ficarem firmes, em ponta, como dizem. São alguns minutinhos e logo você perceberá que, se virar a vasilha, ela não irá cair. Reserve.

2. Na batedeira, junte as gemas, o açúcar (peneirado) e a margarina. Vai ficar uma mistura amarelada. Daí, junte a farinha e o chocolate em pó (peneirados), o fermento e o creme de leite, que deixará a massa linda. Bata tudo. Depois, junte delicadamente, sem bater, as claras em neve. ainda joguei na massa granulados, para ficar à formigueiro.

3. A esta altura o forno já deve estar ligado e a assadeira untada com margarina e farinha, certo? Despeje a mistura na assadeira - desta vez quis fazer na de furo - e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos a 250°C graus. E depois por 15 a 20 minutos a 180 graus. Passados os primeiros 20 minutos, fique esperta e faça o teste do palitinho. Se ele sair seco, está prontinho. (A Cris sempre fecha a cozinha, para que nenhuma corrente de vento transforme o bolo fofinho em brownie...)

4. Para desenformar, o bolo precisa estar quente. Passe a faca ao redor do bolo, coloque a boleira ou prato em cima da assadeira e com a ajuda de vários panos de prato, vire. Um truque é deixar um pano de prato debaixo da assadeira, assim você o envolve na boleira e não queima tanto a mão. O meu bolo praticamente pulou para a boleira, lindinho.

5. Enquanto assa, faça um brigadeiro bem molinho com 1 colher de margarina, 1 lata de leite condensado e duas colheres caprichadas de chocolate em pó. Quando ferver e ficar um brigadeiro bem molinho, despeje sobre o bolo - se preciso, acrescente um tico de leite. Salpique granulado e resista se puder.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Caderno de Receitas! Se experimentar as receitas deixe sua opinião é muito importante pra mim e pra falar comigo mande e-mail para chefemarleneferreira@gmail.com! Obrigada!