quinta-feira, 30 de julho de 2015

COUVE FLOR GRATINADA COM PRESUNTO



Fotos do álbum de Angela Xavier no grupo Cozinha Caseira & cia
"Essa que servi com o rocambole de carne moída e bacon
1 couve flor cosida, presunto, molho branco e muito queijo e forno." Angela Xavier.
 

Eu interpretei a receita de acordo com o meu gosto e vou colocar aqui duas formas de finalizar a receita que é muito gostosa!

Ingredientes:
1 couve flor cosida no vapor de preferência,
Presunto magro sem capa de gordura,
1receita de Bechamel ou molho branco  
Muito queijo; eu gosto com mussarela
Farinha de rosca para polvilhar por cima é opcional mas fica perfeito
Queijo parmesão ralado para polvilhar por cima é opcional, mas toda receita coberta com queijo parmesão por cima fica excelente!

Para o Bechamel ou molho branco
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
250 ml de leite
Uma boa pitada de noz-moscada
Sal e pimenta do reino a gosto
½ cebola picada para dar um gostinho a mais (opcional, não é de praxe) 







Modo de Fazer:
Molho Bechamel ou branco
O molho bechamel é aquele molho branco feito derretendo uma boa colher de sopa de manteiga numa panela, juntando uma colher de sopa de farinha de trigo e mexendo bem. Depois é só juntar um copo grande de leite, mexer bem com um batedor de arames (fouet) e deixar engrossar, mexendo sempre. Se ficar muito grosso, é só juntar mais leite. Lembrar de temperar bem com sal, pimenta do reino e noz-moscada.
Você pode juntar meia cebola picadinha para dourar na manteiga antes de colocar a farinha de trigo para dar um gostinho a mais.

A-Modo de fazer e montar o prato de Couve Gratinada com Presunto
Limpe e lave a couve a flor cortando os galhinhos para separar e leve para cozinhar no vapor.
Unte um pirex refratário com margarina ou manteiga e disponha a couve flor já cozida, depois o presunto picadinho a gosto. Cubra com o molho branco e faça uma camada generosa com a mussarela picadinha, pode usar as fatias inteiras para cobrir, mas usando a mussarela picadinha além de render mais, fica mais fácil na hora de servir. Leve ao forno quente para gratinar (isto é, derreter a mussarela e dourar levemente, pois apenas derretendo bem a mussarela já estará pronto).


B-Modo de fazer e montar o prato de Couve Gratinada com Presunto
Proceda como no modo A de fazer na hora da montagem
Unte um pirex refratário com margarina ou manteiga e disponha a couve flor já cozida, depois o presunto picadinho a gosto, faça uma camada com o queijo mussarela picadinho e cubra com o molho branco. Polvilhe com bastante queijo parmesão ralado e farinha de rosca por cima. Leve ao forno quente para gratinar derretendo o queijo e dourando levemente por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Caderno de Receitas! Se experimentar as receitas deixe sua opinião é muito importante pra mim e pra falar comigo mande e-mail para chefemarleneferreira@gmail.com! Obrigada!