quinta-feira, 16 de julho de 2015

BOLO VULCÃO DE CHOCOLATE (INTUITIVO)



Receita de Aline Gemaque do blog Le Pâtisserie


Como ainda tinha uma barra de 1kg de chocolate meio amargo Callebaut lacrada, esperando para se transformar em algo ainda melhor, eu não pensei duas vezes em botar minha intuição confeiteira pra funcionar.
Aline Gemaque

Bolo vulcão de chocolate

Ingredientes
250g de chocolate meio amargo
1 xícara de chá de manteiga
1 xícara e meia de chá de açúcar
3 ovos grandes
1 xícara de chá de leite
3 xícaras de chá de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento químico

Cobertura
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
4 colheres de sopa de achocolatado em pó
1 colher de sobremesa de manteiga

Modo de preparo
Bolo
Pique grosseiramente o chocolate, junte com a manteiga em um bowl e leve ao microondas por 30s, retirei homogenize com auxilio de um fuêt até esfriar, se ainda houver pedaços de chocolate leve novamente por 30s no microondas e repita o processo. Reserve a mistura.

Na batedeira coloque os ovos inteiros e o açúcar, bata até triplicar de volume e ganhar uma cor esbranquiçada, junte a mistura de chocolate e manteiga, bata em velocidade minima, vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, em seguida o leite e por ultimo o fermento químico. Leve ao forno brando já pré-aquecido, em forma de furo no meio de 24cm, devidamente untada, por 40mn.

Cobertura

Não criei nem uma novidade não, preparei um brigadeiro de colher simples... Numa panela juntei a lata de leite condensado, a lata de creme de leite, 4 colheres de sopa de achocolatado em pó e a colher de sobremesa de manteiga, levei ao fogo bem baixinho e cozinhei pacientemente até começar a ferver e soltar das laterais da panela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Caderno de Receitas! Se experimentar as receitas deixe sua opinião é muito importante pra mim e pra falar comigo mande e-mail para chefemarleneferreira@gmail.com! Obrigada!