sábado, 11 de julho de 2015

MEU RATATOUILLE NA PANELA

Minha receita de Ratatuille com todas as observações que acho necessárias e os temperos que escolho quando faço!


INGREDIENTES:
Nota: As quantidades de legumes tem que ser iguais na sua proporção (do mesmo tamanho). Escolha um refratário bonito ou panela que possa ir ao fogo e também a mesa, pois facilita.

1 berinjela grande
2 a 3 tomates não muito maduros, pois vão ao fogo, tem de escolher um tipo firme de tomate.
1 abobrinha italiana fatiada em 3 mm ou em cubos médios
1 pimentão amarelo ou vermelho quem gosta pode usar o verde também ou os 3 (o pimentão amarelo pode ser substituído por abobrinha amarela, mas é difícil de encontrar), fatiados em 3 mm ou em cubos médios.
1 cebola média picadinha
Molho de tomate, polpa de tomate ou uma lata de tomates, que baste para cobrir generosamente o fundo do pirex escolhido, panela, refratário ou vasilhame ou assadeira, onde você vai montar e cozinhar seu ratatuille.
4 dentes de alho picadinhos ou socados
Sal a gosto
Folhas de louro a gosto eu uso 4 ou mais (eu adoro louro)
Orégano seco e/ou alecrim ou tomilho (fresco se possível)
Pimenta do reino ou malagueta é opcional e a gosto (eu gosto e uso com moderação)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva ou a gosto

MODO DE PREPARO:
Lave e corte em rodelas finas ou se preferir pode cortar em cubos médios a berinjela, os tomates, as abobrinhas, os pimentões escolhidos, (se for usar duas cores de pimentões use metade de cada cor, não pode esquecer que as proporções dos legumes, têm que se equivaler).
Pique cebola e o alho.
Faça no refratário escolhido uma camada generosa de molho de tomates junte o alho, a cebola picada e a pimenta se for usa-la e misture muito bem. Arrume os legumes em camadas no refratário, intercale as camadas com uma folha de louro o tomilho e ou alecrim (frescos) e o orégano, salpique todas as camadas com pouco de sal e regue com azeite, para ficar bem equilibrado. isso se preferir cortar em cubos, mas se cortar em rodelas finas de  3mm, como é servido tradicionalmente, alterne cada rodela de cada legume e vá colocando as camadas no refratário ou panela deitadinhas ou em pé. Proceda assim, até finalizar todos os vegetais. Juntando a cada camada a folha de louro, os temperos e salpicando todas as camadas com pouco de sal. e regando com o azeite a gosto. Leve a panela tampada ou refratário tampado, ao fogo bem baixo e deixe que cozinhe lentamente no caldo que os próprios vegetais vão soltando. Caso seja necessário, acrescente só um pouco de água. Quando tudo estiver bem cozido, estará pronta a Ratatouille, prato muito comum na França. Sirva quente ou frio é bom dos dois jeitos, mas eu prefiro quentinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Caderno de Receitas! Se experimentar as receitas deixe sua opinião é muito importante pra mim e pra falar comigo mande e-mail para chefemarleneferreira@gmail.com! Obrigada!